segunda-feira, 27 de março de 2017

"ESTUDOS SAGRADOS E A CRIAÇÃO PROFÉTICA DO QUE SOMOS.." - Formato Nato de Homenagens..

Parte de Estudos Sagrados que criaram profeticamente o que somos e pra onde poderemos ir, adveio de um texto eLaborado a partir do EnCantamento com o Mito, constituído nos 2017 anos de colonização do nosso lugar, em raízes imposto-européias, Negras e Indígenas..
Há uma Legião de criticidade quando nos deparamos com Monteiro Lobato e sua história branca partida, advinda do Folk'lore instigado pela dureza Étnica dos tempos idos, porém ainda escravizados.

A página Mil Mameluco - Mitologia Brasileira postou, em 23.03.2017, um histórico do por quê rompemos com o enCantamento Mitológico Local e valorizamos apenas a ‘estrangeiragem’ bem inVestida de países Nórdicos, Celtas e até os recente Norte-Americanos e suas mesclas nAtivas. InVestimento já nos diz muito, pois não vestimos a camisa do tão pedido “Dia do Saci” ou conhecemos além da Lenda, ditada fabulosamente por uma Preguicinha à um Macaquinho Prego pela TV Pública Brasileira! No entanto, pra quem, como eu, não passou disso, ou para pessoas que estão mais familiarizadas com a travessura e cores de Duendes ou com a Língua usada pelos Elfos, negando que Yorubá e Tupi Arcaico foram apreendidos para catequeses e apreensões humanas 'desumanas', os comentários da página vai da famosa Caipora até estilos de Jogos de RPG’s criados para mostrar que a Força de nossa História vem da Fonte do Criador de Tudo o que É, independente de Tempo&Espaço a que surgiram..
Em resposta à marcAção certeira desta postagem, por Vida Segreto, escrevi:

“Muitos estudos históricos irrompem com realidades as quais vários tipos de aculturamentos viveram em determinado momento no tempo humano. Acredito ser instigate a todas as pessoas saber deles, ainda que a identificAção possa ser por uma cultura diferente da que se foi inserid@.. Isso continua sendo parte de nosso crescimento pelo autoConhecimento, posto que o que há fora já houve dentro e vice-versa.. São de experiências vividas e experimentos comPartilhados que construímos nos dias e noites que vivemos é que consistem nossa formação de caráter, nossos mais concretos ideais e levamos o melhor conosco..”


Data do Encontro "Trocas Solidária$ de Energias e Profecias" 
e dos presentes estudos
Segue, ao final, a íntegra de um dos Texto insPiradores¹
posto que trago mais vistas de um ponto, desta vez, e com primor, com Gabriela Brascher:
__("")__
Pintura de Carybé
"Imagina se os Orixás negassem a sua natureza, que comporta qualidades e defeitos, e não se aceitassem como sendo o que são. Se Iansã ficasse se podando porque era "impulsiva e descontrolada" demais e não saísse pra guerrear. Se Oxum se encolhesse porque era "vaidosa demais e se acha". Se Oxalá se acomodasse e parasse tudo porque era "velho e acabado demais", enfim, se deixassem de se manifestar em toda sua plenitude, positiva e negativa... eles não seriam as Forças que, segundo os mitos Yorubás, criaram o mundo. Eles não seriam lembrados por milênios e cantados e cultuados até hoje. Eles não viveriam em cada um de nós, sequer existiriam. E acho que o recado que eles gostariam de nos dar, dentre tantos, seria esse: de não deixarmos o nosso negativo nos impedir de manifestarmos o nosso positivo, porque sem isso não haverá mais vida.

(Ah, a pintura da imagem é do Carybé. Eu queria uma fotografia que tivesse todos os orixás juntos, mas não encontrei)
Por Heloá Escalante 

“Com enCantaMento DidÁtico, 
Música e Arte, coOperar para UnirVersos em Semelhantes Sendas é o Projeto de Vida que tem sido o Propósito destas mensagens..
_(“ૐ”)_
Qual o Jaguar e todas as Forças Felinas, que de 07 de Março à 03 de Abril de 2017, cuidemos de nossos Corpos, exercitemos nossos Músculos, Hidratemos e Nutramos nossos Órgãos Internos deVidamente para, com nitidez, visualizações de nossos Propósitos e Intuições sejam conosco."
- MariCaliandra -

_("")_
Data da Edição deste texto: "ESTUDOS SAGRADOS E A CRIAÇÃO PROFÉTICA DO QUE SOMOS.."
- Formato Nato de Homenagens..
#SincronismoAncestral #Mandalas:Interpretação Terapêutica #UnirVersosemSendas.bogspot #SincronarioDaPaz

OShanti☯☮❣
*"Que seja como numa Noite de Oração para juntarmos nosso Propósito com a Profecia de Deus sobre nós. Ibernemos em Prece"* 

 - Mariane Ribeiro -
_("")_



".. Com a Luz e com os Anjos.."*,

_(“”)_
"Namast'One!
A un-Inade que habita em mim, Saúda a un-Idade que É em ti!!"

- Caliandra na Ribeira –


_(“
”)_
*Renato Russo
**Milton Nascimento e Fernando Blant
***Ivan Lins 
****Oswaldo Montenegro
Namast'Women!! __("")__

Imagens da Internet
Textos de responsabilidade dos Autores
Link desta página:http://unirversosemsendas.blogspot.com/2017/03/estudos-sagrados-e-criacao-profetica-do.html

¹SABE POR QUE VOCÊ NÃO GOSTA DE FOLCLORE BRASILEIRO?

"Eu vou te explicar passo por passo. Muito provavelmente, os motivos que levam você a não gostar são os que me levavam a não gostar e eles já vêm praticamente do nosso berço. Recorde, qual foi seu primeiro contato com folclore brasileiro? Vamos lá, recorde!

Para muitos, foi na escolinha, colorindo sacis, mulas sem cabeça, lobisomens e curupiras sorridentes. Isso é ruim? De forma nenhuma, mas continuemos. Posteriormente, tínhamos na tv a série da globo, o Sitio do Picapáu Amarelo, de Monteiro Lobato. Isso é ruim? Também não.

Sabe qual foi o problema, que desencadeou nossa ignorância para a mitologia nacional? Foi que os vislumbres de mitos nacionais começavam na infância e paravam por aí. O trabalho não foi feito por completo, entende? Foi legal a infância, mas não tinha nada pra adolescência, e nada sério para a fase adulta. Não foi nos ensinado sobre eles com seriedade no ensino médio, não jogamos rpgs com temáticas desse tipo, não assistimos filmes nem seriados fodas com eles, nem lemos quadrinhos. Tudo que conhecíamos sobre o saci era "um carinha preto, que fuma e azeda o leite", sobre Curupira "uma criança de pés virados, que engana os caçadores e protege a natureza".
Os mitos que conhecíamos eram restritos, e não completariam as duas mãos se contássemos. Vamos lá, eram esses Cuca, saci, lobisomem, mula sem cabeça, caipora, boitatá, quando muito, um mapinguari, graças ao Cata Lendas "morria de medo".

Agora, pare pra pensar comigo, você acha mesmo que poderia ser mostrado o folclore nacional, em sua complexidade, para crianças? As raízes dos mitos, como eles eram e se comportavam, além dos desenhos, e da série de tv? Se fizéssemos isso, colocaríamos crianças diante do inferno e da morte, de temas sexuais, canibalismo e muitas formas de violência. Pois vou resumir: em uma das histórias de Saci ele é um demônio fugindo do inferno em um dia que o diabo estava fazendo uma festa de forrobodó e os guardas ficaram bêbados, e isso é um relato presente em um livro de Lobato, não direcionado para crianças, claro. A primeira menção a Curupiras é a visão binária de padre Anchieta, onde eles são demônios de grande força física, que espancam os índios que não lhes dão certas oferendas. Isso claro, esta ligado à catequese da época, e ao etnocídio nativo, mas eu adoraria ter tido essa informação no ensino médio ou em qualquer faze da adolescência. Vamos falar um pouco sobre a obra de Monteiro Lobato. Peguemos O Saci, um livro que gosto bastante. Vocês já imaginaram ler para crianças um livro onde um saci revela para um menino, Pedrinho, que um dia, ele vai morrer? E Pedrinho fica triste, transtornado, pois se toca do obvio e da fragilidade da vida. Ele vai morrer. Então o Saci, com certo humor, tenta explicar a vida e a morte de outra forma, dizendo que a vida é uma fada, que uma hora, abandonará seu recipiente, mas que continuaria voando por aí, existindo. No mesmo livro, a mula sem cabeça original era uma rainha que... Praticava canibalismos num cemitério. Se liguem na frase que vou escrever agora: "A mãe do medo é a incerteza, e o pai do medo é o escuro. Onde existir escuro existirá medo, e onde existir medo existiram monstros, como os que você vai ver." Cara, isso poderia estar sendo dito num livro de religião, ocultismo ou filosofia, mas está num livro infantil e é dito pelo saci a Pedrinho. Mas esses diálogos não foram para a série, lógico. A visão sobre o que uma criança pode consumir mudou do século XX para o XXI. Sem falar que os recursos para algo visual são limitados, a mula sem cabeça nunca correu majestosa na série, e o saci não tinha as mãos furadas, o pouco tamanho e os olhos vermelhos.

Outro problema, além de desconhecermos esses mitos que achamos conhecer (Saci, Curupira), é que também achamos que eles são os únicos. Temos a ingenuidade de acreditar que um país de proporções continentais, que possuía incontáveis culturas nativas e deuses, que foi colonizado por portugueses e esses trouxeram os africanos, se restringe culturalmente a uma quantidade de criaturas que nem completa as duas mãos. Já ouviu falar do Pinto Piroca (claro que não, você não podia colorir um mito com este nome), ou da Maragigoana (mito ligado à morte), ou da Não se Pode, ou do Arranca Línguas?

Em resumo, se você gosta de mitologia, fantasia, mas não gosta de folclore nacional, considere que, talvez, informaram muito mal você sobre essa temática.

E se vc quer saber mais sobre mitologia nacional, CURTE ai e COMPARTILHA kkkkkkkkk Pq eu queria que essa pagina fosse um pouquinho maior :P."
Por: Mil Mamelucos - Mitologia Brasileira

Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário