sábado, 29 de novembro de 2014

"SEGREDOS NA AÇÃO-Como chega isso a Ti, Zumbi?"-Diálogos Blogueiros


Como chega isso a Ti, Zumbi?


Há muitos motivos para se reComporem feriados, sejam eles faculTativos ou não.

Também há exageros quando se fala em folga, num país tão vasto, rico e repleto de lugares para se conhecer, para reTornar, para ir-e-vir, para se reFazer..

Onde estou (e onde vejo..), não há ponto facuTativo.. nem pra suposto feriado, nem pras mortes diuturnas de pretos


Quando se escolhe uma data e se para pra pensar em significâncias, fica bem fácil de se perceber o que causam:  “para muitos que não agregam em nada..” (Silmara Ferrelli)

Há Pensamentos..

Há sofrimentos..
Por Professor Ernandes Oliveira:
“Penso que o povo brasileiro é MUITO PRECONCEITUOSO quando o assunto é cor da pele. Ainda falta muito para se chegar lá, o lá é uma situação de equidade entre negros e brancos. As ações afirmativas como as cotas, não só nos vestibulares, mas cotas que obriguem a ter um percentual de negros é extremamente válido e necessário. Hoje os 10% é questionado por uma elite branca que detém os meios de comunicação, os meios que são formadores de opinião. Chega a ser triste ver uma pessoa negra ou de origem humilde defendendo o discurso da meritocracia, meritocracia é a ideia de que somos iguais intelectualmente, portanto desnecessário as cotas. É legal esse argumento, mas como pode uma pessoa que passa pelos mais diversos tipos de privação, competir com quem sempre teve todo um aparato a seu favor? O dia da consciência é só um dia pra se lembrar e esquecer. Não é significativo.”
Professor Ernandes Oliveira

O Momento Planetário está usando do Pré-Conceito, assim como outras energias carregadas, pra confundir a tod@s, sem exceção.. 
As coisas, as pessoas e as situações só podem e poderão ser significativas quando fizermos nossa parte com aquilo que vem de dentro da gente..

Uma Caminhada e tanto para que isso Brote e aFlore em nós!

.. enquanto isso..


..enquanto houver segregAção, há opressão e pré-conceitos.. 



A pele é uma, forte maneira de alimentar a opressão e fazer parte desta fala.., havendo outras maneiras explícitas, mais debatidas, e as internas, as de que raramente nos aPercebemos.. 
 ou deixamos aPerceberem..

 "Brancos e negros nunca serão iguais, porque a questão é justamente essa, são diferentes e sempre serão. A questão é que os brancos são sempre a referencia, de beleza, de cultura, de civilidade , de arte. Os negros devem ser valorizados e admirados pelas suas diferenças para com os brancos e não as suas igualdades com estes. As qualidades únicas devem ser resgatadas, o respeito deve acontecer, todos as raças ( cores de pele ) devem se respeitar, por suas qualidades únicas e não obrigar a estas que se tornem como o padrão branco e dominante quer. Só os negros podem valorizar a si mesmos, só eles podem mostrar o quão bom são como qualquer outro. Negar o padrão grego-romano branco, europeu ocidental e globalizado é o começo para se respeitar o negro, sua cultura e seus filhos (criações, heranças, sabedorias, arte, etc)."

Tem sido assim: muitas armas e pouca munição, que ainda acerta à tod@s..

Conscientizar é pr'aquilo que não sabemos, pr'aquilo que não se vê no corre-corre cotidiano..
As escolas instituíram a quem manipular e 
 as escolhas são infindas, opções pra quem quer Vir, Ver e Viver!..

Por Mariane Ribeiro
(compilações de pre-conceito-uso, de um diálogo de cór..)


Por Antônio Vitor Leitão: 
"Para que se faça uma escolha, é necessário que se tenha, pelo menos, no mínimo, duas opções. Daí, vencida esta etapa, a preferência ganha status de escolha. Bem, para fazer a escolha, em havendo mais de uma opção posta na mesa, há que se construir, por meio de um processo classificatório, um sistema de critérios que abrir a caminhos que apontarão rumos que credenciarão a escolha feita. Lembrando ainda, que o sistema de critérios supracitado, tem critérios que abrem as portas para a eliminação, tem critérios que abrem as portas da inserção. Então, com base nesta lógica, podemos afirmar que o preconceito é premeditado e patrimonialista; pois, quando selecionamos ou discriminamos, separamos. E, ao fazer isto com base em princípios guiados por critérios eliminatórios, preconceituosos, fazemos com o claro intuito de nos livrarmos de modelos incômodos que ameaçam nossos privilégios. Por isso, sempre que agimos com objetivo de preservar privilégios, incidimos no risco de estarmos praticando o preconceito premeditado e patrimonialista. Devemos destacar que, a cada dia, este tipo de preconceito continua mais e mais, feroz e voraz. Portanto, cuidado! O futuro é a mais traiçoeira das incógnitas! Não faça do preconceito uma arma, a vitima pode ser você!"

Antônio Leitão




Nenhum comentário:

Postar um comentário